Ligamento Anterolateral do joelho
O que é o ligamento anterolateral do joelho?
O ligamento anterolateral do joelho é uma estrutura ligamentar que vai desde a região posterior e proximal do epicôndilo lateral no fêmur até a região proximal da tíbia, entre o tubérculo de Gerdy e a cabeça da fíbula, cerca de 5 a 10mm abaixo da cartilagem articular do planalto tibial lateral. Essa estrutura, apesar de descrita muitos anos atrás por Paul Segond, só teve seus parâmetros anatômicos descritos com mais detalhes recentemente. O estudo do ligamento anterolateral do joelho foi motivo de tese de Doutorado e de trabalho de Pós-Doutorado do Dr. Camilo Partezani Helito.
Qual a importância do Ligamento Anterolateral na estabilidade do joelho?
O ligamento anterolateral exerce um papel de estabilizador secundário do joelho, agindo em conjunto com o ligamento cruzado anterior. O Ligamento anterolateral age principalmente no controle da estabilidade rotatória anterolateral da tíbia em relação ao fêmur, mas também tem alguma ação na translação anterior da tíbia. Estudos biomecânicos recentes mostram que quando existe uma lesão associada do Ligamento Cruzado Anterior e do Ligamento Anterolateral, a reconstrução isolada do ligamento cruzado anterior não reestabelece completamente a biomecânica normal do joelho.
Quando acontece a lesão do Ligamento Anterolateral do Joelho?
As lesões do Ligamento Anterolateral do joelho normalmente acontecem em conjunto com as lesões do ligamento cruzado anterior. Lesões isoladas do ligamento anterolateral são raramente reportadas, com somente poucos casos descritos. Estudos de ressonância magnética e de exploração do compartimento anterolateral nas lesões de LCA mostraram que o índice de lesão associada do ligamento anterolateral nas lesões do LCA varia de 50 a 90%. As lesões do ligamento anterolateral acontecem com o mesmo mecanismo de trauma das lesões do LCA, com um movimento de rotação interna da tíbia em relação ao fêmur associado a valgo e flexão do joelho.
Quais são as indicações de reconstrução do Ligamento Anterolateral
A reconstrução do Ligamento Anterolateral deve ser realizada em casos onde existe um maior risco de falha da reconstrução do ligamento cruzado anterior. Apesar da literatura ainda estar em desenvolvimento acerca dos casos mais indicados para a reconstrução desse ligamento, é sabido que casos com maior risco de falha se beneficiam desse procedimento. Em consenso recente realizado em 2017, que o Dr. Camilo Partezani Helito fez parte em Londres, as indicações possíveis dessa reconstrução eram casos de revisão de reconstrução do ligamento cruzado anterior, casos de pacientes jovens e atletas que praticam esportes associados a movimentos rotacionais do joelho e casos onde o paciente apresenta hiperfrouxidão ligamentar ou recurvato do joelho, além de casos com instabilidade rotacional exuberante verificada pelo teste do pivot shift. Outras situações de reconstrução dessa estrutura também estão sendo estudadas e devem ter um maior consenso em breve.
Como é feita a reconstrução do Ligamento Anterolateral?
A reconstrução do ligamento anterolateral é feita de maneira pouca invasiva, com dois pequenos cortes na região lateral do joelho. Por ser feita dessa forma, esse procedimento não provoca mudanças na reabilitação dos pacientes submetidos a reconstrução do ligamento cruzado anterior. Normalmente é utilizado para essa reconstrução um enxerto do tendão do grácil, mas tendões de banco de tecidos podem ser utilizados em casos de cirurgias de revisão. Outra técnica de reconstrução anterolateral possível é a tenodese do trato iliotibial, ou técnica de Lemaire modificada, em que uma porção do trato iliotibial na região anterolateral do joelho é utilizada.